Ticker

6/recent/ticker-posts

Header Ads Widget

Responsive Advertisement

Probióticos, porque eles ajudam você a perder peso

Os probióticos são microrganismos que têm vários benefícios para a saúde humana. Estas boas bactérias podem ser introduzidas no corpo através de alimentos fermentados ou suplementos.



Os probióticos são especialmente úteis para promover a saúde digestiva e cardiovascular, bem como para melhorar o sistema imunológico. Vários estudos também sugerem que os probióticos ajudam a perder peso e eliminar a gordura acumulada no estômago.

As bactérias intestinais podem influenciar o peso corporal

No sistema digestivo, existem centenas de espécies bacterianas diferentes, a maioria dos quais são benéficas. As bactérias do intestino são necessárias para a síntese de nutrientes importantes, incluindo a vitamina K e algumas vitaminas B.
Também contribuem para processar fibra dietética que o corpo não pode digerir, transformando-as em ácidos gordos de cadeia curta, que trazem vários benefícios para o corpo, tais como o Butirato, que desempenha uma ação anti-inflamatória significativa, especialmente no cólon.
Existem duas principais famílias de boas bactérias no intestino: Bacteroidetes e Firmicutes. O peso corporal parece estar relacionado com o equilíbrio destas duas famílias de bactérias.
A investigação conduzida em animais e seres humanos concorda que as pessoas com peso normal têm uma maior presença de diferentes bactérias intestinais do que as pessoas com excesso de peso ou obesos.
Nestes estudos, os indivíduos obesos ou com sobrepeso mostraram ter uma menor concentração de bactérias bacteroidetes e firmicutes, em comparação com aqueles que têm um peso normal.
Além disso, estudos em animais mostraram que, quando as bactérias intestinais de ratinhos obesos são transferidos para o intestino de ratos magros, estes também aumentam o crescimento de gordura.
Essa pesquisa demonstra que o equilíbrio destas bactérias intestinais pode desempenhar um papel importante na regulação do peso corporal e na perda de massa de gordura.

Como probióticos podem afetar o peso corporal?

Alguns probióticos podem inibir a absorção de gorduras introduzidas com nutrição, aumentando a quantidade de gordura excretada pelas fezes. Simplificando, os probióticos ajudam a armazenar menos calorias dos alimentos que comemos.
Algumas bactérias, como as do gênero Lactobacillus, pode ajudar muito nesse sentido.
Os probióticos também podem combater a obesidade de outras maneiras:
Os probióticos podem aumentar os níveis de um hormônio ligado à sensação de saciedade, o GLP-1 (glucagon-like peptide 1). O crescimento da presença deste hormônio ajuda no controle do açúcar no sangue, e pode ajudá-lo a queimar mais calorias e gordura.
Com o aumento da proteína de ANGPTL4, que por sua vez reduz a acumulação de depósitos de gordura.
Além disso, estudos científicos descobriram que a obesidade também está ligado a processos inflamatórios no cérebro. Ao melhorar a saúde intestinal, os probióticos ajudar a reduzir a inflamação sistémica, protegendo assim contra o risco de obesidade e outras doenças.
No entanto, tenha em mente que estes mecanismos ainda não são compreendidos muito bem. Mais pesquisas são, portanto, necessárias.

Probióticos ajudam a perder peso e gordura abdominal

Algumas bactérias do gênero Lactobacilos são úteis para perda de peso e de gordura acumulada no estômago. Em um estudo, comendo iogurte contendo Lactobacillus fermentum ou Lactobacillus amylovorus, a gordura corporal foi reduzida em 3% a 4% ao longo de um período de seis semanas.
Outro estudo, conduzido em 125 participantes com excesso de peso, examinou os efeitos de suplementos de Lactobacillus rhamnosus na perda e manutenção do peso. Durante os três meses em que foi realizado o estudo, as mulheres que tomaram probióticos perderam em média 50% mais peso do que o grupo daqueles a quem foi dado placebo.
E o melhor de tudo é que mesmo após o final das pesquisas não ocorreu ganho de peso (efeito sanfona), o que prova que os probióticos também são úteis para a manutenção de peso.

Lactobacillus Gasseri

Entre todas as bactérias probióticas estudadas até agora, o Lactobacillus Gasseri mostra os efeitos mais promissores na perda de peso. Numerosas experiências em roedores demonstraram que este desempenha bons efeitos anti-obesidade.
Além disso, estudos conduzidos em humanos têm mostrado resultados promissores em termos de perda de peso e perda de adiposidade abdominal.

Probióticos ajudar a prevenir o ganho de peso

Perder peso não é a única maneira de combater a obesidade. A prevenção é ainda mais importante.
Em outro estudo realizado com o probiótico conhecido como VSL3, em uma dieta de alto teor calórico, elevado teor de gordura especificamente concebido para a investigação, em que as pessoas tinham que comer 1000 calorias a mais por dia, mesmo assim, o ganho de peso e de gordura foi reduzido.
Isto sugere que alguns tipos de probióticos podem ser eficazes na prevenção de ganho de peso em uma dieta de alto teor calórico. No entanto, mais estudos são necessários.

Probióticos também podem aumentar o risco de obesidade

Nem todos os estudos concordam com o fato de que os probióticos ajudam na perda de peso. Algumas pesquisas descobriram que vários tipos de probióticos também pode levar ao ganho de peso. Entre estes encontramos a bactéria Lactobacillus acidophilus.
Uma pesquisa recente analisou quatro estudos clínicos controlados, concluindo que os probióticos não reduziram o peso, índice de massa corporal ou níveis de gordura em adultos com excesso de peso ou obesos. No entanto, esta revisão não teve em conta muitos dos estudos mencionados acima.
Em uma última análise, nem todos os probióticos ajudam a perder peso ou gordura visceral, alguns podem até provocar um aumento no peso corporal. Os efeitos positivos ou negativos em termos de emagrecimento depende do tipo de probiótico, e também pode variar de acordo com o indivíduo.

Probióticos porque consumir?

Probióticos oferecem uma ampla gama de benefícios para a saúde. No entanto, os seus efeitos sobre a redução do peso corporal ou o excesso de gordura parece depender do tipo de probiótico que é assumido.
A evidência científica indica que o Lactobacillus Gasseri pode ajudar pessoas obesas a perder peso e gordura visceral. Além disso, uma mistura de probióticos conhecidos como VSL3 é capaz de reduzir o ganho de peso em pessoas que têm uma dieta de alto teor calórico.
O que torna probióticos realmente útil para a saúde não é tanto o fato de que pode promover a perda de peso como a sua capacidade para melhorar a flora intestinal. Os benefícios de uma boa flora intestinal são muitas: a saúde digestiva, reduzir a inflamação, redução de fatores de risco cardiovasculares, aumentam nas defesas imunitárias, e outros benefícios.

Postar um comentário

0 Comentários